Quatro suspeitos de fraude em autoescola são detidos em operação do Detran em Caraguatatuba, SP
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Operação do Detran detém quatro pessoas suspeitas de fraude em autoescola em Caraguatatuba, SP
Divulgação/Detran-SP
Quatro pessoas foram detidas em flagrante por suspeita de fraude durante aula prática de direção, em uma operação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, nesta quinta-feira (17).
A operação contou com apoio das polícias civil e militar e foi programada para tentar flagrar possíveis irregularidades em um centro de formação da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Detran, os agentes flagraram um aluno deixando a autoescola em que está matriculado, em Caraguatatuba, no momento em que deveria estar fazendo a aula prática de direção. No sistema do Detran-SP, a aula constava como iniciada e em curso.
O Detran alega que o centro de formação já estava na mira dos investigadores, porque vinha deixando de enviar para os exames práticos um dos dois carros registrados pela empresa no sistema – justamente o veículo da ocorrência flagrada nesta quinta (17).
Aluno, instrutor, a diretora e o dono da autoescola foram levados para a delegacia. Além da detenção dos suspeitos, houve apreensão de celulares, computadores e de outro veículo da autoescola.
Se condenados, os envolvidos podem responder por peculato digital, com pena de até 12 anos de prisão e multa, além de responder a um processo administrativo.
O processo administrativo pode provocar a cassação do registro de credenciamento dos envolvidos.
O g1 não conseguiu localizar a defesa dos suspeitos. A reportagem será atualizada caso os advogados se manifestem.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina