Menina de 12 anos que descobriu gravidez ao dar entrada em UPA em MG está com quase 1 mês de gestação; entenda riscos
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Adolescente de 12 anos grávida em Nova Serrana; polícia investiga caso
A gravidez de menina de 12 anos que deu entrada com dores na barriga na UPA de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, tem entre 3 e 5 semanas, segundo avaliação médica feita após exames. Pela lei brasileira, mesmo com consentimento, ter relação sexual com menor de 14 anos é considerado estupro de vulnerável.
O período corresponde a cerca de um mês gestação, fase inicial que pode apresentar sintomas como cólicas e desconforto abdominal, mas que também pode trazer riscos à saúde da criança e do bebê. (leia mais abaixo)
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Centro-Oeste de Minas no Instagram
O caso aconteceu na última quinta-feira (10), quando a garota chegou à UPA acompanhada da mãe, reclamando de fortes dores na barriga. No local, foi realizado um exame Beta HCG que confirmou a gravidez. Depois, ela foi transferida para o Hospital São José, onde passou por nova avaliação que também constatou a gestação em estágio inicial.
Segundo a Polícia Militar (PM), a menina contou que não sabia da gravidez e negou ter mantido relações sexuais. Depois, citou que se envolveu com um rapaz, cuja idade não sabia, com quem não tem mais contato e que teria se mudado do município. Ela afirmou que, em uma ocasião, chegou a matar aula para encontrá-lo.
A mãe declarou à polícia que desconhecia a situação, pois a filha nunca havia comentado sobre o assunto. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação.
Procurada pelo g1, a Polícia Civil não divulgou detalhes, e informou apenas que foi instaurado um inquérito para investigar o caso. "Para preservar as investigações, outras informações serão repassadas em momento oportuno", acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
Grávida morre após passar mal em academia em Lagoa da Prata
Quem era a fisioterapeuta grávida que morreu após passar mal enquanto fazia exercícios em academia no interior de MG
Idoso é preso por importunação sexual contra menina de 5 anos em MG
UPA de Nova Serrana
Reprodução/TV Integração
Relação sexual com menor de 14 anos é crime
O promotor de Justiça da Vara da Infância, Casé Fortes, destacou que qualquer ato sexual com menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, independentemente de haver consentimento. O crime está previsto no artigo 217-A do Código Penal. A pena é de reclusão de 8 a 15 anos.
“A legislação entende que pessoas com menos de 14 anos não possuem discernimento suficiente para consentir de forma válida sobre atos sexuais”, afirmou.
Riscos de uma gestação tão precoce
Em entrevista ao g1, a ginecologista e obstetra Geovana Cota foi direta ao apontar a gravidade da situação. “Gravidez na adolescência pode matar”, alertou.
Do ponto de vista médico, os riscos são elevados. Geovana alerta para complicações obstétricas mais frequentes entre adolescentes grávidas, como anemia, pré-eclâmpsia, parto prematuro, restrição de crescimento fetal e recém-nascidos com baixo peso.
Eclâmpsia: os riscos para as mães e para os bebês
Além das complicações físicas, os danos emocionais também são profundos. Segundo a médica, a gestação precoce está diretamente associada à baixa autoestima, isolamento social e até à depressão pós-parto.
A ginecologista destacou ainda que grande parte dessas gestações ocorre em contextos de vulnerabilidade.
“Essas meninas, muitas vezes, não usam proteção na primeira relação sexual e não têm acesso a informações adequadas. Isso se soma ao abandono dos estudos, ao aumento do uso de álcool e drogas e à baixa autoestima, criando um cenário de extrema fragilidade”, ressaltou.
“A gravidez na adolescência não é apenas uma questão individual. É reflexo de desigualdade social, de falta de conhecimento e de ausência de políticas públicas eficazes. Precisamos, como sociedade, enfrentar esse desafio com empatia e responsabilidade", finalizou.
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas