Jorge Messias, a escolha de Lula para o STF - O Assunto #1603
21/11/2025
(Foto: Reprodução) O presidente Lula indicou Jorge Messias para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Advogado-geral da União, Messias foi o escolhido do presidente para a vaga aberta por Luís Roberto Barroso, que antecipou sua aposentadoria da mais alta Corte do país. O nome de Messias ainda precisa de aprovação do Senado.
Neste episódio, Natuza Nery conversa com Thomas Traumann para relembrar quem é Jorge Messias e quais fatores pesaram na escolha de Lula. Homem de confiança do presidente, Messias tem 45 anos, é evangélico e está à frente da Advocacia-Geral da União desde janeiro de 2023. Ele ingressou na AGU em 2007, como procurador da Fazenda.
Thomas analisa qual o cenário no Senado para a sabatina de Messias na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), e para a aprovação em Plenário. Para ter seu nome confirmado, o indicado pelo presidente precisa ser aprovado por maioria absoluta dos senadores – ou seja, ter 41 votos. Por fim, Thomas conclui como o a experiência de Messias em temas relacionados a finanças públicas pode ajudar o atual e futuros governos.
Convidado: Thomas Traumann, comentarista da GloboNews.
O que você precisa saber:
Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no Supremo
Messias agradece a Lula e faz aceno ao Senado: 'com fé e humildade'
PRÓXIMOS PASSOS: O que vem agora? Senado deve marcar sabatina de Messias
CAMAROTTI: 'Não recebi nenhum telefonema', reclama Alcolumbre após indicação
Alcolumbre decide pautar projetos que desagradam o governo
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery.
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, durante pronunciamento à imprensa, em 01/07/2025
Wilton Junior/Estadão Conteúdo