China aconselha seus cidadãos a evitarem viagens ao Japão ante choque diplomático por Taiwan
Sob Xi Jinping, os planos quinquenais da China têm como foco o "desenvolvimento de alta qualidade"
Grigory Sysoev/RIA Novosti/Pool/Anadolu via Getty Images/BBC
A China aconselhou a seus cidadãos que se abstenham de viajar ao Japão, após vários dias de crise diplomática por causa dos comentários da nova primeira-ministra japonesa sobre um hipotético ataque a Taiwan.
Sanae Takaichi, a primeira mulher a governar o Japão, disse na semana passada no Parlamento que um ataque armado da China contra Taiwan poderia justificar o envio de tropas para apoiar essa ilha de governo democrático, que Pequim reivindica como parte de seu território e não descarta recuperar à força caso seja necessário.
Nesta sexta-feira (14), Pequim convocou o embaixador do Japão em sinal de protesto, enquanto Tóquio fez o mesmo com o representante diplomático chinês depois que um cônsul pediu que "cortassem o pescoço" de Takaichi em uma publicação on-line que depois foi apagada.
Em meio ao desencontro, o Japão insistiu em que sua postura sobre Taiwan não mudou.
Veja os vídeos em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Em uma publicação na internet na noite desta sexta, a embaixada da China no Japão advertiu a seus cidadãos sobre as viagens ao arquipélago asiático.
"Recentemente, os líderes japoneses fizeram declarações abertamente provocadoras sobre Taiwan, o que prejudicou gravemente o ambiente para os intercâmbios entre os povos", assegurou a missão diplomática na plataforma de mensagens WeChat.
A situação representa "riscos significativos para a segurança pessoal e a vida dos cidadãos chineses no Japão", acrescentou.
"O Ministério das Relações Exteriores e a embaixada e os consulados chineses no Japão alertam solenemente os cidadãos chineses para que evitem viajar ao Japão em um futuro próximo."
As companhias aéreas chinesas ofereceram o reembolso total em voos para o Japão após o alerta da embaixada.
Quem é Sanae Takaichi, primeira mulher a ocupar cargo de premiê no JapãoFONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/11/15/china-aconselha-seus-cidadaos-a-evitarem-viagens-ao-japao.ghtml